Proteja-se dos raios!

UM RAIO mediano pode estar carregado de dezenas de milhões de volts de eletricidade, com uma corrente de dezenas de milhares de ampères. Em comparação, o circuito elétrico típico numa casa é geralmente de 15 ampères.  O que você pode fazer para minimizar o risco de ser atingido por um raio? Note as seguintes sugestões.
• Se de todo possível, procure abrigar-se num lugar coberto. Até mesmo um carro oferece uma boa proteção. Seria bom abrigar-se num edifício? Se ele tiver um pára-raios, pode oferecer segurança. Por exemplo, o edifício Empire State, de Nova York, é poupado de ser atingido por um raio aproximadamente 25 vezes por ano. No entanto, é melhor evitar estruturas que não são aterradas, com telhados de metal, e locais que ficam perto de antenas e cercas de metal.
• Fuja de lugares descampados, como lagos, campos, e campos de golfe. Árvores altas e isoladas também podem constituir perigo. Se você estiver num lugar onde há muitas árvores, abrigue-se perto das árvores mais baixas. Se a tempestade estiver ameaçando pegá-lo desprevenido e você se vir impossibilitado de sair de uma área descampada, agache-se junto ao solo com os braços em volta dos joelhos. Não se deite, pois é importante minimizar a superfície que fica exposta ao raio.
• Mesmo que esteja dentro de casa, você pode tomar certas precauções. Algumas sugestões: evite tocar em condutores elétricos, como lareiras e encanamentos de metal. Convém evitar tomar banho de chuveiro ou de banheira, ou usar o telefone. Desligue da tomada computadores, aparelhos de TV e outros eletrodomésticos, pois eles poderão ser danificados se a casa for atingida por um raio.
• Caso alguém seja atingido por um raio, é vital administrar a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) imediatamente. O professor Victor Scuka, que trabalha no Departamento de Pesquisas de Altas Voltagens da Universidade de Uppsala, na Suécia, diz que em muitos casos pessoas que foram atingidas por raio foram ressuscitadas com a RCP, mesmo quando pareciam estar mortas. “Mas o tratamento”, avisa ele, “precisa ser administrado de imediato, para evitar danos cerebrais”.
Se você for apanhado numa tempestade com relâmpagos, procure seguir as sugestões acima. Se fizer isso, é muito improvável que se torne uma vítima deste espetáculo atemorizante.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário